ATIVIDADES  EXTRACURRICULARES

O Externato Santa Margarida possibilita um conjunto abrangente de atividades extracurriculares nas suas instalações.

 

Dança (segunda-feira)

Não há dúvida que as crianças adoram movimentar-se. Elas vivem e demonstram os seus estados afetivos com o corpo inteiro, dançando.
“A dança é uma maneira de expressar ideias e emoções. Isso não pode ficar de fora quando se quer formar crianças que descubram o prazer dos movimentos.”
Pretende-se ainda estimular uma linguagem intencional e a atividade criadora a partir do corpo e do movimento. Deste modo, através do desenvolvimento de temas, ideias, sentimentos e emoções, explorar o movimento enquanto linguagem intencional que permite a expressão e a comunicação com o outro e com o grupo.
Vários estilos serão abordados, desde a Dança Criativa, passando pelo Zumba Kid’s, Danças do Mundo, Hip-Hop, …

 

Karaté  (segunda e sexta-feira)

O karaté é tão somente uma excelente forma de autodefesa como uma oportunidade de adotar um estilo de vida saudável e equilibrado, unindo o corpo, a mente e o espírito. Como desporto e Arte Marcial, convida à disciplina e desenvolve poder de concentração e de atenção. Por ser extremamente disciplinado, a natureza interativa do treino de karaté oferece aos praticantes a base para a aprendizagem de qualidades humanas como o respeito mútuo, a sinceridade e uma atitude positiva. Estas, com a integridade – um código de comportamento que inclui o autocontrolo – formam as máximas sobre as quais assenta o karaté. O Karaté é praticável por ambos os sexos e por todos os escalões etários e a sua popularidade tem vindo a aumentar como um desporto, tanto recreativo como competitivo.
Ao adotar uma atitude positiva durante os treinos, o progresso poderá ser mais simples. A atitude positiva realça a confiança na capacidade de agir e tornar mais fácil o reconhecimento de como lidar com ou adaptar-se a uma situação, seja ela em competição ou na vida em geral.

 

Xadrez (terça-feira)

A prática do jogo xadrez contribui no desenvolvimento do raciocínio lógico e na habilidade da organização do pensamento, compreendendo a metodologia para a investigação, para a pesquisa ou para a solução de problemas, pela prática sistemática do jogo xadrez, os praticantes aprendem os procedimentos de como aprender.
No xadrez, não cabe a clássica separação entre a teoria dos que pensam e a prática dos que fazem.
Quem pratica xadrez desde tenra idade melhora muito a sua capacidade de raciocínio e aprende a pensar e a resolver problemas, desenvolvendo consideravelmente a sua autoconfiança. Isso reflete-se num melhor rendimento escolar. Sabe-se também, que a concentração e a habilidade em formular e posteriormente concretizar planos no tabuleiro contribui significativamente para a tomada de decisões e execução das mesmas ao longo da vida.

 

Ballet (terça e quinta feira)

O Ballet é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:
– melhora da coordenação motora;
– aumenta a concentração;
– noções de espaço e de localização;
– aumenta a flexibilidade;
– mais resistência corporal;
– corrige e melhora a postura;
– estimula o desenvolvimento intelectual;
– ajuda a expressão e memória;
– aumenta a auto-estima;
– melhora o equilíbrio e reflexos.

 

Patinagem (quarta-feira)

A patinagem é um excelente exercício para melhorar a condição física, desenvolver o equilíbrio e a postura corporal. Para além de destrezas elementares tais como deslizamentos em frente, de curvas com os pés paralelos, o saber cair e levantar-se em segurança, com o treino, a criança, para além de deslizar, poderá correr, saltar, contornar obstáculos e até dançar.
Objetivos pedagógicos:
– Aumentar a resistência e força muscular;
– Desenvolver o equilíbrio, a agilidade, a velocidade, coordenação motora e capacidade de reação;
– Melhorar a flexibilidade e mobilidade articular;
– Promover o bem-estar psicológico reduzindo a ansiedade e o stress;
– Fortalecer a auto-estima;
– Socializar.

 

Teatro (quarta-feira)

Teatro no Externato tem uma importância fundamental na educação, podendo colaborar para que a criança tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo. Também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspetos: criatividade, coordenação, memorização, e vocabulário.
Além disso, o teatro é benéfico para as crianças nos seguintes aspetos:
– Contribui ao desenvolvimento e formação do caráter da criança;
– Melhora e favorece à dicção das crianças;
– Estimula a memória, a atenção e a concentração;
– Faz crescer a sua auto-estima;
– Combate a timidez e a vergonha;
– Ensina a criança a relacionar-se com outras crianças e a trabalhar em grupo;
– Favorece ao autoconhecimento;
– Desperta a consciência corporal e a coordenação motora;
– Aproxima as crianças à poesia;
– Reforça o interesse das crianças pela leitura e literatura;
– Ensina as crianças a controlar suas emoções;
– Motiva o exercício do pensamento;
– Permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.

 

Guitarra (quinta-feira)

A aprendizagem de um instrumento musical deve ser encorajada nas crianças desde cedo.
A música tem o poder de melhorar o raciocínio, a coordenação motora, a audição e até mesmo a compreensão.
A arte de tocar um instrumento exige muita coordenação olhos-mãos-dedos-pulsos-movimentos-braços. Ao ler as notas musicais, o cérebro, subconscientemente converte essas notas em padrões motores específicos e concentração em várias coisas ao mesmo tempo, como ritmo, altura, tom, melodia, duração e qualidade de som.
Aprender a tocar um instrumento leva tempo e esforço, desenvolvendo persistência e perseverança.
Mais que momentos relaxados de lazer, aprender a tocar guitarra proporciona benefícios que vão muito além do que se imagina, aumentando e melhorando o desenvolvimento cerebral e a qualidade de vida.

 

Natação (sexta-feira – com transporte incluído)

A natação é um desporto muito completo porque implica todos os grupos musculares. O exercício aeróbico realizado no meio aquático é perfeito para aumentar as aptidões físicas, psíquicas e neurológicas das crianças.
A natação estimula a coordenação, o equilíbrio e o conhecimento do meio que rodeia as crianças. O exercício suave favorece a regulação do sono e a estimulação do apetite, bem como:
– Aumenta o coeficiente intelectual das crianças a obter uma perceção maior e mais ampla do mundo que os rodeia;
– Reforça o sistema imunológico;
– Estimula o aparelho osteomuscular;
– Controla o peso corporal, reduzindo o risco de obesidade;
– Contribui para uma melhor resposta cardiovascular, ao trabalhar o esforço;
– Melhora a flexibilidade, coordenação, agilidade, velocidade e força muscular;
– Estabelece uma correta postura corporal;