MISSÃO E VISÃO EDUCATIVA

 

 

“Educar para Ser Mais”

Pretende-se fazer deste lema a alma do nosso Ser. No Externato de Santa Margarida orientamos a ação educativa de forma a proporcionarmos uma formação integral que inclua o desenvolvimento de todas as faculdades humanas do educando, com base nos valores humanos e cristãos segundo a filosofia de Francisco de Assis, levando os alunos a comprometerem-se com uma sociedade justa, solidária, humana e inclusiva.

Procuramos proporcionar aos alunos não só os conhecimentos científicos, mas também valores para que sejam no futuro cidadãos conscientes, críticos, integrados na sociedade e abertos à universalidade cultural. Educamos na responsabilidade, na verdade, no respeito pelo outro e na ajuda mútua.

Motivamos os alunos para o respeito e amor pela natureza contribuindo para a beleza e harmonia ecológica e procuramos criar condições que favoreçam experiências de aprendizagem, que desenvolvam nos alunos, a autoestima, a interiorização de regras e competências de comunicação num ambiente de cooperação e partilha.

Privilegiamos:

  • uma metodologia dinâmica e inovadora que valorize a aprendizagem por descobertas, canalizada por um trabalho cooperativo e pela realização de projetos interdisciplinares;
  • um papel ativo dos alunos motivando o interesse pela aprendizagem;
  • uma avaliação dinâmica e integrada da avaliação dos resultados e dos processos de aprendizagem, potenciando a autoavaliação e a coavaliação;
  • o espírito de família vivido na simplicidade e na alegria. Este reduz as distâncias, facilita o diálogo e a participação, favorece um relacionamento mais humano e verdadeiro.